EVITE QUEIMADAS: campanha educativa e socioambiental
Entre os cenários mais afetados pelas queimadas no Brasil, encontra-se o sudeste piauiense, onde o referido tipo de crime ambiental ainda persiste em fazer parte do calendário anual, inclusive, em diferentes bairros das cidades, além do âmbito rural. Isto é, territórios que – periodicamente – passam por situações preocupantes e prejudiciais à saúde como todo: flora, fauna e população, como tem acontecido no Território Serra da Capivara, até mesmo em reservas ecológicas, momentos os quais exigiram ação rápida e eficaz tanto das instituições quanto da sociedade civil.
Nesse contexto existe a campanha anual, de prevenção e combate às queimadas, desencadeada pelo Estado do Piauí, geralmente acolhida por uma parte dos municípios e implementada de acordo com as possibilidades e limites de cada realidade. Além desta, pode-se identificar alguns movimentos e ações de diferentes segmentos da sociedade voltados para a referida problemática, todavia, incipientes quando comparados ao tamanho da ignorância e crime ambiental apresentado no cenário citado, principalmente, no período mais quente e seco do ano, tanto no meio urbano quanto rural, apesar das medidas informativas, socioeducativas e, por vezes, punitivas.
CARTAZ NO MURAL: 5 dicas do GovPi para evitar queimadas
1. Limpeza – evite acumular lixo e materiais inflamáveis perto de áreas verdes. Um ambiente limpo dificulta a propagação do fogo;
2. Descarte consciente – nunca jogue cigarros, fósforos ou objetos em chamas pela janela do carro ou em áreas naturais;
3. Não queime lixo – queimar resíduos domésticos é perigoso e poluente. Opte por reciclar ou destinar corretamente;
4. Cuidado com fogueiras – se for fazer fogueiras, escolha locais apropriados, longe de vegetação. Ao final, apague-as completamente;
5. Denuncie queimadas – se você notar queimadas ilegais, denuncie às autoridades competentes. A prevenção é uma responsabilidade de todos.
DEFESA CIVIL (89) 99450-6787 | SEMARH (86) 99421-6693 | IBAMA 0800-061-8080
Campanha atualizada e intensificada pelo Estado do Piauí, 2023/2024, com o objetivo de desmotivar e/ou desmantelar as queimadas e prevenir acidentes. Participe!
Contudo, faz-se necessário, além das medidas de combate à essa atividade inaceitável, a adoção de práticas individuais e coletivas às quais possam otimizar o meio ambiente urbano e rural. Entre elas, está a recuperação do solo, da umidade do ar e da própria vegetação, atividade louvável e necessária que pode ser desenvolvida por cada pessoa no cenário que habita e/ou trabalha, de forma gradativa e eficaz, sob a compreensão que é um ganho vital, pessoal, individual e coletivo.
TRECHO DO TEXTO (MACÊDO, 2024):
Oxigênio: a respiração como aliada vital
REFERÊNCIA (informações e orientações):
GOVERNO DO PIAUÍ. Queimadas. WEB, 2023/2024.
Evite queimadas. < antoniocesardm.com >. 21 MAIO 2024.
INÍCIO MURAL TEXTOS PLANTAS DIÁLOGOS CURRÍCULO CONTATOS