Entre os diversos vegetais existentes na flora brasileira encontram-se as plantas comestíveis e medicinais as quais – uma boa parte – são do conhecimento popular através da história, da cultura e/ou da própria ciência, apesar da abundante variedade de plantas que alimentam, tratam e, muitas vezes, curam. Ressalte-se que, tanto as plantas comestíveis quanto as medicinais provocam ações e benefícios ao organismo, logo, é prudente a aquisição do conhecimento básico, geral ou específico sobre as quais se usam, especialmente, como tratamento.
No caso destas, das plantas medicinais, é preciso dedicação, tempo, pesquisa e responsabilidade no sentido de adquirir conhecimento verídico sobre as propriedades, benefícios e cuidados, além da sabedoria de quando e como usar para alcançar os resultados desejados e viáveis.
Pode-se afirmar que as plantas medicinais são classificadas a partir das substâncias, propriedades e benefícios, entre outras características e funções as quais possuem e desempenham no organismo. Sabe-se que as mesmas são utilizadas na preparação de remédios, como os caseiros e/ou populares, os fitoterápicos e afins, entre outros, os industrializados.
Segundo Ribeiro et al. (2004), as plantas medicinais contêm substâncias químicas com propriedades terapêuticas que atuam no organismo humano causando-lhes algum efeito. A partir desta realidade, profissionais competentes e especializados transformam substâncias as encontradas nas plantas medicinais, chamadas de princípios ativos, em medicamentos adequados ao tratamento de diversas doenças que acometem os seres humanos e animais de modo geral.
O artigo sobre plantas medicinais publicado por Santos (s/d), afirma que a referida nomenclatura está relacionada às plantas que apresentam ação farmacológica, ou seja, que tratam e/ou auxiliam no tratamento de várias doenças. O artigo ainda cita o fato de que as substâncias as quais permitem o tratamento e a cura de diversas doenças variam de espécie para espécie de plantas ou vegetais.
De acordo com Pereira e Defani (2008), o uso adequado de plantas com propriedades farmacológicas traz uma série de benefícios para a saúde, ou seja, ajuda no combate às doenças infecciosas e alérgicas, disfunções metabólicas, entre outros desequilíbrios no organismo.
Para tanto, com base nos estudos, observações e vivências realizadas ao longo dos anos, pode-se afirmar com segurança, a existência de inúmeros benefícios os quais as plantas medicinais proporcionam à saúde e ao próprio organismo humano a partir da utilização correta com os devidos cuidados como todo e qualquer tratamento exige através das orientações específicas.
No caso da utilização de plantas medicinais, pode-se chamar a atenção para:
> o uso de toda e qualquer planta comestível e/ou medicinal exige responsabilidade;
> é preciso obter as informações corretas sobre a planta, inclusive, quando e como utilizar como alimento e/ou tratamento;
> é necessário obter informações sobre as possíveis contraindicações no uso de toda e qualquer planta medicinal, convencional ou não convencional;
> por outro lado, vale destacar a importância da utilização de determinadas plantas – ricas em nutrientes e propriedades voltadas para a manutenção da saúde – na dieta cotidiana com a finalidade de assegurar dias saudáveis.
Contudo, pode-se afirmar que os tratamentos auxiliares e/ou alternativos, como: a medicina popular, a fitoterapia e afins, são fundamentais para a cura de doenças e, automaticamente, para a restauração e manutenção da saúde de modo geral, conforme expressam vários estudos e situações em diferentes áreas do conhecimento.
REFERÊNCIAS:
PEREIRA, M. C., DEFANI, M. A. Plantas medicinais: modificando conceitos. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2008.
RIBEIRO, M., ALBIERO, A. L. M., MILANEZE-GUTIERRE, M. A. Taraxacum officinale Weber (dente-de-leão): uma revisão das propriedades e potencialidades medicinais. Maringá: Apadec, 2004.
SANTOS, Vanessa Sardinha. Plantas medicinais. WEB, s/d.
TEXTO E IMAGENS:
MACÊDO, Antônio César Dias de. Plantas comestíveis e medicinais: propriedades – benefícios – cuidados. Saúde Coletiva e Meio Ambiente. Caderno Eletrônico. CDC CANAL SOCIAL, 21 MAIO 2024.
INÍCIO MURAL TEXTOS PLANTAS DIÁLOGOS CURRÍCULO CONTATOS