De aroma terapêutico e agradável, a mentha spicata possui propriedades que ativam o nível de percepção e/ou alerta, otimizam a criatividade e a memória, além de auxiliar no combate ao estresse.
Conforme a afirmativa da University of Maryland apud Equipe eCycle (S/D), o cheiro e o sabor da hortelã têm profundos efeitos benéficos nas funções cognitivas, como na atenção, no raciocínio, na formação de conceitos, na resolução de problemas e, entre outros, na melhora da memória.
No geral, em se tratando deste aspecto, os estudos relacionados apontam que o consumo correto da referida planta medicinal, incentiva a criatividade, protege contra o desânimo e melhora a comunicação devido à uma parte das suas propriedades.
Além disso, de acordo com as análises realizadas pela University of Maryland, citada acima, a hortelã possui poderosos antioxidantes, vitamina A, B6, C, E, K, ácido fólico e riboflavina. Ainda, propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas.
Também, possui propriedades as quais favorecem o sistema digestivo e/ou tratam problemas gastrointestinais, como inchaço, gases, dores e desequilíbrios no estômago, como a indigestão, alterações nos hábitos intestinais e outros aspectos inerentes à síndrome do intestino irritável.
O consumo da hortelã em forma de chás, sucos, saladas e outros preparos, até mesmo in natura pura ou com mel, tem substituído – responsavelmente – alguns medicamentos alopáticos conforme a melhora no quadro de saúde de inúmeras pessoas, entretanto, sem desprezar a medicina e nem os exames.
Conforme Zanin (2023), a hortelã trata infecções, gripes, resfriados e problemas digestivos, alivia a dor de cabeça e sintomas da menstruação, previne o surgimento do câncer, melhora o cansaço mental e a saúde bucal.
Contudo, vale sempre lembrar que é necessário o conhecimento seguro sobre qualquer planta medicinal antes de utilizar, bem como, do problema ou desconforto no organismo que se deseja tratar. Qualquer processo terapêutico exige prudência e responsabilidade para evitar riscos.
Ademais, no caso de você inserir a valiosa hortelã ou qualquer outra planta na sua dieta saudável, opte por aquelas produzidas de maneira orgânica e em pequena escala, preferencialmente, sob as orientações da agroecologia e/ou da agricultura familiar sem veneno. A saúde agradece!
REFERÊNCIAS:
University of Maryland apud Equipe eCycle. Hortelã: para que serve, benefícios e como plantar. WEB, S/D.
ZANIN, Tatiana. Chá de hortelã: 7 benefícios e como fazer. WEB, 2023.
TEXTO E IMAGEM:
MACÊDO, Antônio César Dias de. Hortelã. Saúde Coletiva e Meio Ambiente. Caderno Eletrônico. CDC CANAL SOCIAL, 11 JUN 2024.
INÍCIO MURAL TEXTOS PLANTAS DIÁLOGOS CURRÍCULO CONTATOS