SOMAR para MELHORAR: campanha socioeducativa
Saúde Coletiva e Meio Ambiente: manejo do "lixo"
INTRODUÇÃO
De modo geral, visa contribuir com a saúde coletiva e o meio ambiente através de conteúdos (teóricos, metodológicos e práticos) de caráter socioeducativo e informativo, voltados para o âmbito comunitário. Procura despertar para a importância do diálogo entre a comunidade e a gestão pública sobre os papéis atribuídos a cada setor no que se refere ao manejo do "lixo" no cotidiano.
JUSTIFICATIVA
As dificuldades existentes em diversas comunidades no que diz respeito ao controle, organização e coleta do “lixo” residencial, inclusive, no contexto (geográfico, histórico e social) cujo motivou a pesquisa-ação, a elaboração e a manutenção da referida campanha socioeducativa: SRN/PI, 2014 - 2016. Desde então, as atividades têm sido realizadas de forma gradativa e periódica, sob a justificativa de que todo processo educativo deve ser contínuo.
OBJETIVO GERAL
Contribuir com a educação no manejo do "lixo" residencial.
ESPECÍFICOS
1. Evitar criadouros que servem para a proliferação de mosquitos e de outros vetores de doenças característicos dos cenários que acumulam resíduos sólidos e líquidos no âmbito comunitário;
2. Diminuir os focos de "lixo" residencial e recuperar o meio ambiente;
3. Melhorar o diálogo, a saúde coletiva e o aspecto visual da comunidade.
METODOLOGIA
As atividades têm sido desenvolvidas tanto no cenário que deu origem a ação, quanto na web com a finalidade de se tornar mais abrangente e proporcionar conhecimentos a outras realidades, a partir de estratégias que possam colaborar com a evolução social nas comunidades, ainda que de forma pontual.
AVALIAÇÃO
Os resultados têm sido percebidos a partir de diálogos esporádicos na comunidade e no âmbito virtual, bem como, na mudança de comportamento dos moradores, todavia, com a chegada de novas famílias, o cenário comunitário volta a exigir mais ações. Esse fator é comum e pode acontecer em qualquer lugar onde o nível de consciência ainda é baixo ou subdesenvolvido.
LANÇAMENTO/REGISTRO: 14 JUN 2017
AUTOR E MANTENEDOR: Antônio César D M
VÍNCULO/PROJETO: CDC Canal Social
Ciência e Desenvolvimento Comunitário
< antoniocesardm.com >. 27 MAIO 2024.