O contexto atual tem expressado cotidianamente a necessidade de maiores cuidados com o meio ambiente, inclusive, no tocante aos empreendimentos no âmbito urbano. A justificativa é o notório desequilíbrio climático e outras consequências oriundas da evolução desordenada que tem prejudicado - também - a saúde da população.
Com isso, tem despertado para a regulamentação de atividades individuais e mercadológicas que envolvem o meio ambiente, direto e indiretamente, com o objetivo de garantir a evolução tecnológica, econômica e social, sem destruir a natureza como mostra a própria realidade.
Para tanto, setores diversos do estado e da sociedade tem procurado motivar o desenvolvimento sustentável através de incentivos, reconhecimentos, premiações e orientações educativas, como: realizar o consumo consciente, optar por produtos ecológicos, evitar o desperdício, o desmatamento e as queimadas, manejar o lixo corretamente, reutilizar a água e os utensílios possíveis, valorizar empresas sustentáveis, etc.
Nesse sentido, torna-se fundamental a colaboração de todos nós, inclusive, dos empreendedores no tocante ao modo de produção, sobretudo, com ênfase na responsabilidade ambiental, como é o caso do empreendimento JJPERSONALIZADOS, que oferece produtos e serviços com características da arte sustentável, além de outros cuidados relacionados à produtividade.
De acordo com o Projeto Crescer (SD), a responsabilidade ambiental se refere a um conjunto de atitudes, individuais ou coletivas, voltadas para o desenvolvimento sustentável. Este, consiste em atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em atender às suas necessidades.
Conforme o artigo publicado no Jusbrasil (2023), a responsabilidade ambiental não é apenas um dever, mas também uma oportunidade para promover um mundo mais sustentável para as gerações futuras. Nesse âmbito, encontram-se as empresas, que devem desempenhar um papel essencial no processo constitutivo citado.
Portanto, é dessa maneira que os Jovens Empreendedores Responsáveis (Jaílson Santos e Jussara Santos) têm desenvolvido os seus produtos e serviços desde o início, como mostra o relato abaixo, onde citam a reutilização de latinhas na confecção de utensílios através da arte, posteriormente, o aproveitamento de garrafas pets.
Atualmente, a JJPERSONALIZADOS disponibiliza outros produtos e serviços, entretanto, sem desprezar a responsabilidade ambiental, um dos seus aspectos diferenciados, além da qualidade constatada. Vale salientar que o empreendimento citado compreende a relevância da responsabilidade ambiental para a preservação do planeta e, paralelamente, da saúde populacional.
Por outro lado, segundo o Jusbrasil (2023), apesar dos avanços na conscientização ambiental, o cenário atual ainda enfrenta inúmeros desafios no tocante à prática de uma responsabilidade ambiental efetiva. Isso inclui, entre outros aspectos, a implementação de políticas públicas que incentivem as práticas sustentáveis.
Contudo, faz-se necessário ressaltar que a responsabilidade ambiental é inerente a todos: sociedade e estado. Cabe a cada um de nós cumprir as atribuições pertinentes, seja no consumo consciente, no manejo dos resíduos ou até mesmo na reutilização daqueles que seriam descartados equivocadamente.
Assim, estaremos contribuindo para a evolução de um país sustentável sob as orientações da responsabilidade ambiental, como faz o jovem empreendimento JJPERSONALIZADOS no nordeste brasileiro. Parabéns aos realizadores!
REFERÊNCIAS:
Projeto Crescer: Responsabilidade Social. Grupo Seculos, SD.
Torres Advogados Associados. Responsabilidade ambiental: princípios, desafios e perspectivas. Jusbrasil, 6 SET 2023.
IMAGENS: @jjpersonalizados
TEXTO E SLIDES:
MACÊDO, Antônio César Dias de. Responsabilidade ambiental: arte e geração de renda. Saúde Coletiva e Meio Ambiente. Textos. < antoniocesardm.com > 11 NOV 2024.
INÍCIO MURAL TEXTOS PLANTAS DIÁLOGOS CURRÍCULO CONTATOS